Escola Pública Em Minas Terá Educação Profissional

MG Escola IntegralA Rede Pública de Ensino de Minas Gerais MG expandirá o Ensino Integral e também a Educação Profissional nesse próximo ano de 2020, fique de olho e saiba como participar.

É isso mesmo, a rede que hoje atende com o ensino integral em pouco mais de 70 unidades no ano de 2020 terá um crescimento bem atrativo, passará a atender em mais de 200 escolas da região. Essa é uma iniciativa realizada com muito esforço da Secretaria de Estado de Educação de MG, a intenção é atender a mais estudantes e também proporcionar a eles o Ensino Profissionalizante fazendo com que saiam da escola já com uma profissão escolhida para adentrarem ao mercado de trabalho com qualificação e confiança.

O ensino integral atende hoje cerca de 12 mil alunos e com a nova oportunidade atenderá há mais de 28 mil estudantes da região, já as chances para o ensino profissional atenderão mais de 13 mil estudantes para os Cursos Técnicos de Formação Inicial e Continuada, será necessário a utilização de mais de R$ 300 milhões para por em prática as ideias de expansão. Parte dessa verba estava parada, não foi utilizada em governos passados e agora será direcionada as novas estruturas e ofertas.

Serão priorizados os alunos e as unidades de ensino escolares que possuem maior vulnerabilidade, atualmente 7 escolas atendem os cursos técnicos e com a nova oportunidade esse número passará para 43 unidades escolares atendendo mais de cinco mil novos alunos.

Os cursos aos quais os estudantes poderão optar são os seguintes:

Açúcar e Álcool,
Agronegócio,
Agropecuária,
Alimentos,
Análises Clínicas,
Celulose e Papel,
Desenvolvimento Cultural Regional e de Sistemas,
Eletrônica,
Eletrotécnica,
Informática,
Logística,
Mecânica,
Química,
Segurança do Trabalho e
Transações Imobiliárias.

Essas são as áreas com maior demanda na região, então pela primeira vez a liberação dos cursos busca trabalhar de forma integrada com as oportunidades do estado. Vale lembrar que além dos cursos técnicos existe também a proposta de ampliação do Projeto de vida e protagonismo juvenil, em outras 167 escolas que iniciarão a proposta terão como principal objetivo fazer com que os estudantes pensem, planejem e alcancem o que buscam para seu futuro.

Para participar dessas oportunidades é necessário que os alunos estejam cursando o último ano do ensino médio ou tenham finalizado, já as chances de ensino integral estará disponível para as demais séries, as datas para aproveitamentos das chances serão divulgadas no próximo mês, então continue de olho aqui para não perde-las.

Saiba mais em: www2.educacao.mg.gov.br/ensino-medio-integral-da-rede-estadual-sera-ampliado-e-educacao-profissional-ganhara-cerca-de-13-mil-novas-vagas

E BOA SORTE!